20 de julho de 2009

AMIGOS

Bom, hoje vou falar de amizade, mas o que é um AMIGO e o que é a AMIZADE?
De acordo com o dicionário, AMIGO e AMIZADE são definidos assim:
AMIGO:
1 Que tem gosto por alguma coisa; apreciador. 2 Aliado, concorde. 3 Caro, complacente, dileto, favorável. 4 Dedicado, afeiçoado. 1 Indivíduo unido a outro por amizade. 2 Colega, companheiro. 3 Amador. 4 Amante, amásio. 5 Defensor, protetor. 6 Partidário, simpatizante. 7 Aliado.
AMIZADE:
Sentimento de afeição. 2 Estima. 3 Benevolência, bondade.
Mas daí eu pergunto.
Essas palavras definem um amigo? Vale mais um antigo amigo ou um novo? É melhor ter muitos ou poucos? Eu tenho um verdadeiro amigo? Como sei se os amigos que tenho, tem por mim uma amizade pura, simples, desinteressada e verdadeira?
E quanto a amizade em si, até que ponto ela vai? Como a meço? Ela é inabalável? Tem prazo de validade? A amizade é um sentimento incondicional?
As perguntas são muitas, e as respostas são complexas e pessoais.
Acho que realmente, só saberei responder quando as amizades forem acabando, cada uma do seu modo, no seu tempo e pelos seus próprios motivos.
Mas se acabarem, eram amizades verdadeiras???
É, realmente a amizade é complicada! Ou não!?! Rsss...
Então, eu penso que temos que trocar essas infinitas perguntas por uma só e refletir muito, mas muito bem quanto a resposta.
EU FUI E SOU UM VERDADEIRO AMIGO?
Se a resposta for não, ainda há tempo de se redimir, mas se for sim! Parabéns amigo, continue nesse caminho...
Um brinde aos amigos de verdade!

*Quem quiser dizer algo, é só postar um comentário!

14 comentários:

Anônimo disse...

ahhhhhhh, unfair Rangel!
bem, acho que a amizade é tão indescritível e imensurável quanto o amor, na verdade são quase sinônimos! Mas a amizade é um amor fácil, despreocupado, livre das algemas do amor. A amizade deve durar para sempre, e acho que o amor entre amigos pelo menos sempre dura, mesmo que não seja como deveria, sempre o mais perto possível. E por mais que haja alguma mágoa, alguma mácula que uma ou outra amizade deixe, nós conhecemos nossos amigos e é assim que os amamos, de onde for.
Bem, só sei que é assim..rs.
Rangeloooooooooooo, seu %¨&$%#&&**(), te amooooooooo!!! forever.
beijos
Dani

Elisângela disse...

Bom, eu me considero uma verdadeira amiga, pois, não espero nada em troca de um amigo, respeito o momento de cada um e acho que faço bem a minha parte, embora eu esteja longe de mtos deles. Amizade é aquela que o perdão é a palavra chave pra se manter vivo o relacionamento entre amigos, pq amigos não medem palavras, falam o que pensam, fazem o que querem, pois a sinceridade está sempre a flor da pele, assim, mtas vezes, magoando o outro, sem querer, por isso, o perdão tem que estar sempre andando de mãos dadas. Temos mais intimidade com um amigo do que com o próprio namorado/marido na maioria das vezes, então pra mim, a amizade é tdo e dou mtoooo valor aos meus amigos. Obrigado por fazerem parte da minha vida e me aguentarem hehehehe....amo vcs e vc Rangel, meu amigo verdadeiro.
beijos
Eli

Sú... disse...

Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito...Dentro do coração...e com certeza vc mora nele...Gel, não é segredo pra ninguém, vc sabe o quanto considero vc!!!
Bjs,
Sú.

Unknown disse...

Meu eterno AMIGO

Amigo é...
Aquele que nos dá coragem, mas quer a coragem também.
Aquele que nos abre a porta, mas pode fechá-la também.
Aquele nos dá um empurrão, mas quer ser empurrado também.
Aquele que vibra com o nosso sucesso, e nós com o dele também.
Aquele que resiste sua inveja, mas é resistente à nossa também
Aquele que nos dá carinho, mas quer ser acarinhado também.
Aquele que cobra pouco, mas é cobrado pouco também.
Aquele que nos consola, mas quer ser consolado também.
Aquele que nos acompanha, mas quer companhia também.
Aquele que nos dá seu calor, mas quer ser aquecido também.
Aquele que nos dá amor, mas quer ser amado também.
Aquele que nos dá sua amizade, e quer um amigo também...
Obrigada por ser meu amigo te amuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu bjs.

JuanCeh disse...

Bom...
Amizade!
É complexo esse assunto, mas eu vejo assim:
Feliz é aquele que tem amigos sem pedir pra te-los.Amigo nao é mercadoria, não se compra, nao se vende. Amigo agente entende no olhar, nos gestos, nas atitudes. Amigo é aquele que deixa o ombro pra gente chorar, deixa os dois!!..ele vai te consolar!. O Amigo acredita na sua verdade e as vezes te põe com os pés no chão! ele é o seu chão e sua gravidade! se vc estiver perdido,seu radar, gps, bussola estiverem escangalhados?....bom, o Amigo é a sua direção! ( agora que eu reparei, "Amigo", embora um substantivo comum, ele aparece aqui no meu texto como Substantivo próprio, pois pra mim é um indivíduo particular de uma determinada espécie...q viagem!!)
Feliz são os amigos dos amigos verdaderios! e pra fechar a minha viagem eu posso ainda falar aquilo que eu ja li em algum lugar...Poderia viver, nao sem dor, se tivesse morrido todos os meus amores,mas, definitivamente, eu ficaria muito doido da cabeça se morressem todos os meus amigos!!!....Abrç no peito Ranger!! saudações cariocas!!!

MP disse...

Ai Rangel vc é tao querido ne...Putz, uma pessoa tao especial e difernete auhahuauhahu
Te adoro viu!!!!!!
Obrigada por tudo

bjus Paulosa

Natacha disse...

Geel, vc disse tudo!
O importante é sermos um bom amigo!!!

Azar de quem não sabe oq eh isso!!

=D

Saudadee, beijo!

Anônimo disse...

Rangel
Li o que você escreveu sobre a amizade e fiquei pensando que, assim como tudo na vida, não sei se é pra durar pra sempre.
Explico: tive amigos de quem gostei muito, mas que de vez em quando resolvem aparecer do nada pra matar as saudades do tempo bom, que não volta nunca mais... e parece que tô lidando com um estranho, com quem nada mais tenho em comum. Já passou por isso? Não é muito triste?
Por outro lado, fico anos sem ver certos amigos e parece que um encantamento congelou o tempo, a afinidade, a vontade de partilhar confidências e inconfidências.
Acho que vale é viver com intensidade e sinceridade cada segredo revelado, cada risada besta, cada olhar de entendimento, sem cobrar a eterna permanência de cada amigo em nossa vida - a própria que se encarregue disso!
Bjs da amiga de hoje - quiçá, de sempre?
Roberta

Estela disse...

Rangel, não poderia ser diferente: tudo em seu blog é de muito bom gosto. Não costumo visitar nem mesmo comentar em blogs, mas o seu, pela sua riqueza de informações e grande bom gosto, é diferente e não resisti. Sorte e sucesso sempre. Grande abraço de quem sempre torce por você.

Patrícia Decarli disse...

Gostei muito do seu texto, seguei até aqui porque seu amigo Caco indicou no twitter seu blog. E eu adorooooo blog. Sobre cada amigo fica essas perguntas.
Para ter amigos primeiro vc precisa ser amigo. E mesmo assim tem gente mal intencionada que são nossos falsos amigos, esses agente pede à DEUS que tire de nosso caminho!!! Um abraço Patrícia Decarli

Anônimo disse...

Com o tempo eu descobri que amigo é aquele que a gente sabe que está lá. Sempre. É com quem nos importamos, nos preocupamos, pra quem torcemos, enfim... amigo é um par pra todos os dias, pra de vez em quando, pra sempre. E Rangel, você faz parte de grande parte da minha vida. valeu por tudo, por sempre. beijão

Rei Lopes disse...

Reforço o comentario do Juan. Feliz aquele que não precisa procurar por amizades. A amizade é com certeza um assunto complexo de se entender. Saber os motivos reais de início, fim, união, separaçao de uma amizade... prefiro não entender. Quero cultivar as amizades que tenho da forma mais sincera e pura, sem pretenções ou explorações. Um abraço!

Anônimo disse...

Acho que no fim das contas, todos esperamos demais da amizade. A amizade é o momento, a companhia da época, o apoio de um dia, um telefonema de surpresa no outro, um encontro, um churrasco, momentos... porque a amizade que recebemos talvez seja o máximo de amizade que aquele amigo possa oferecer. E por mais que o tempo passe e um amigo se perca pela vida, a lembrança dos momentos vividos ao seu lado persiste pra sempre. beijos

Unknown disse...

Só tenho a agradecer Rangel, pois mais um ano estamos juntos meu eterno amigo, beijos de lingua é claro.